Crítica

Aristeu Araújo atua como crítico de cinema desde 2001, quando em Natal (RN) publicava textos sobre filmes do grande circuito no hoje extinto Cabugi.com. Depois migrou para o jornal Tribuna do Norte, onde escrevia críticas para o seu caderno de cultura.

Já morando no Rio de Janeiro iniciou o blog Quebra de Eixo, concomitante ao curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A sua grande produção crítica, entretanto, se dá na Revista Moviola, que fundou com amigos em 2007, trabalhando como editor de conteúdo até 2013, com o suporte de diversos colaboradores do Brasil e de outros países.

Nos anos de 2009 e 2010 publicou artigos em dois livros com compilações de textos sobre cinema. Foram eles: Cenas Brasileiras: o cinema em perspectiva multidisciplinar (1928/1988), organizado por Marcos Silva e Bené Chaves (ISBN 978-85-7273-498-1); 80 Cult Movies Essenciais, organizado por Nelson Marques, Giangranco Marchi e Rodrigo Hammer (ISBN 978-85-7273-598-8).

Em 2011 foi um dos curadores do projeto Novos Repertórios, realizado no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba. O evento levou à cidade diversos realizadores nacionais para debates precedidos da exibição de seus filmes. No mesmo espaço, em 2012, foi palestrante no Cine Mostras Temáticas, onde discorreu sobre quatro clássicos da cinematografia internacional, os filmes A Conversação, de Francis Ford Coppola, Pai e Filha, de Yasujiro Ozu, Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman, e Umberto D, de Vittorio De Sica.

No ano de 2011 também participou da mostra Wim Wenders: Imagens que obedecem, sendo organizador do catálogo impresso, palestrante e mediador de um debate realizados nos centros culturais da Caixa Cultural no Rio de Janeiro e em Curitiba.

Entre 2012 e 2014 trabalhou no Sesc Paço da Liberdade como programador da sala CinePensamento, produzindo e fazendo curadoria de diversas mostras.

Ainda em 2014 foi curador da mostra Ser Tão Pop – O Novo Cinema de Sertão e em 2015, da Autorretratos – Documentários Autobiográficos, ambos realizados junto à CAIXA Cultural.

Atualmente colabora com críticas de cinema para o site A Escotilha.